Do livro: Poesia Pipoca e Pião.
sexta-feira, 14 de março de 2014
14/03 Dia da Poesia. Saiba porque este dia foi criado.
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde, como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
O que é bullyng????
Bullyng é quando alguém machuca ou humilha
constantemente outra pessoa.
Xingar, espalhar rumores, agredir ou excluir intencionalmente
alguém também são formas de bullying.
Xingar, espalhar rumores, agredir ou excluir intencionalmente
alguém também são formas de bullying.
Isso pode acontecer pessoalmente, por escrito, pelo
telefone, pela internet, redes sociais (bullying virtual), na escola, no
ônibus, em casa... em qualquer lugar. Seja lá onde for, o bullying é
inadmissível.O bullying é um problema sério que afeta milhões de crianças sem
importar de onde são, principalmente na escola.
E esse problema precisa ser resolvido o quanto
antes. Normalmente, os menores, mais novos ou mais vulneráveis são as vítimas
dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, as que não
usam roupas da moda, que vêm de uma minoria étnica, social ou racial. Por
exemplo: as mais atrapalhadas, mais gordinhas, que têm as melhores notas ou que
sejam tímidas. A verdade é que quem está a fim de machucar, humilhar ou excluir
alguém do seu grupo de amigos não precisa de muito. O agressor não só humilha
as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não
sabem o que fazer a respeito.
O bullying virtual se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil de deter.
Não é uma piada, não é uma brincadeira, o bullying é inadmissível.
O bullying virtual se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil de deter.
Não é uma piada, não é uma brincadeira, o bullying é inadmissível.
Fonte: http://www.chegadebullying.com.br/
Dicas:
Seja você a vítima ou a testemunha do bullying, existem muitas coisas que pode fazer para detê-lo. Mas a melhor coisa é NÃO FICAR CALADO.
SEJA AMIGÁVEL:
Consolar alguém
que tenha sido vítima do bullying é um gesto carinhoso e faz uma grande
diferença. Tente dizer algo como "sinto muito pelo que aconteceu" e
reforce que você não aprova o bullying e que a vítima não tem culpa da
agressão. Melhor ainda, comece uma amizade com ela.
CONTE
PARA
UM ADULTO:
UM ADULTO:
Você precisa falar
com alguém – seus pais, um professor ou alguém em quem confie, que possa
interferir e deter o bullying. Lembre-se: pedir ajuda não é dedurar, é ajudar
quem precisa.
ENVOLVA-SE:
Se ofereça para
fazer parte do programa de prevenção ao bullying da sua escola. Se não houver
um, veja se você pode criar um programa. Incentive todo mundo na sua escola a
se manifestar contra o bullying. Juntos, podemos fazer a diferença e acabar com
o problema. Não fique calado!
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Confira 10 teorias da conspiração das Copas.
Histórias
malucas, mistérios jamais resolvidos e fatos que, de tão absurdos, sempre irá
se duvidar. Ao longo das décadas, as Copas do Mundo deram margem para
intermináveis teorias da conspiração. Umas com cheiro de verdade, outras que
claramente são mentira. Tire suas próprias conclusões.
fonte - http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/conspiracoes-copa/
O doping de Maradona em 94
Pego com a substância efedrina durante a Copa do Mundo, Maradona
disparou contra a Fifa e jurou ser perseguido pela entidade, ideia comprada por
muitos argentinos. Também chegou a se dizer que havia um acordo entre as partes
para El Pibe jogar o Mundial dopado a fim de promover o futebol nos Estados
Unidos.
Esquema
Brasil-França
A convulsão de Ronaldo
na véspera da final contra a França deu margem para uma série de teorias
malucas. A mais famosa história foi de que os brasileiros teriam trocado o
título pelo direito de sediar a Copa de 2006.
Já classificada para a
segunda fase em 1974, a Alemanha Ocidental teria entregado os pontos em um
duelo em que a fraca Alemanha Oriental venceu por 1 a 0. Tudo para fugir de
Holanda, Argentina e Brasil e ficar ao lado de Suécia, Iugoslávia e Polônia.
Em 54, o povo alemão não
entendeu nada quando Sepp Herberger escalou um time misto para enfrentar a
poderosa Hungria e perdeu de forma arrasadora por 8 a 3. O mais importante
serviço foi feito por Horst Eckel: o marcador caçou e tirou Puskas da partida.
De fora dos jogos seguintes, o craque húngaro só retornou na final, baleado, e
pouco fez no triunfo germânico por 3 a 2. Para os céticos, um plano mirabolante
de Herberger.
A influência do ditador
Benito Mussolini na Copa de 1934 é bastante difundida. Entre as histórias, há a
de um bilhete ameaçador escrito \"vitória ou morte\", entregue ao
elenco italiano. As arbitragens suspeitas pró-Itália em partidas contra Áustria
e Tchecoslováquia também teriam o dedo de Mussolini, que teria escolhido ainda
vários árbitros do Mundial. A última história dá conta de ameaças ao craque
argentino Monti durante a Copa de 30, seguidas de um convite, aceito por ele,
para se naturalizar italiano e jogar quatro anos depois.
As teorias geralmente
colocam o país anfitrião como o beneficiado. Em 1966, uma das Copas mais
polêmicas por conta do gol que deu o título aos ingleses, circulou uma tese
sobre as quartas de final: um árbitro alemão apitou Inglaterra x Argentina,
enquanto um inglês apitou Alemanha Ocidental x Uruguai. Diz-se que tudo foi um
acordo, já que os dois países avançaram para as semifinais com arbitragens
polêmicas.
Assalto
aos italianos
Nas oitavas da Copa de
2002, a Itália foi duramente prejudicada pela arbitragem que favoreceu a
anfitriã Coreia do Sul. O equatoriano Byron Moreno expulsou Totti e anulou gol
legal de Tommasi - em seguida, passou férias em Miami com tudo pago, segundo a imprensa
italiana. Nas quartas, a Coreia também ganhou com a ajuda da arbitragem, agora
de Gamal Ghandour.
O
julgamento de Garrincha
A história que tinha
ares de lenda ficou com jeito de verdade recentemente. Garrincha foi expulso e
o bandeirinha uruguaio Esteban Marino não compareceu ao julgamento - e o
brasileiro acabou jogando a decisão.
A água dos argentinos
Carlos Bilardo indicou
anos depois que procedia a reclamação do brasileiro Branco. No confronto Brasil
e Argentina em 90, o lateral bebeu água dos argentinos e ficou sonolento. Não
se sabe exatamente a substância, mas algo foi preparado pelos argentinos para
sabotar o Brasil, que fez grande partida e deu adeus graças ao gol de Cannigia.
Provavelmente, a maior
reclamação brasileira na história das Copas. O Brasil deu adeus em 1978 graças
a uma goleada que a Argentina aplicou sobre o Peru: 6 a 0. Sem oferecer
resistência, os peruanos eliminaram assim os invictos brasileiros. Cláudio
Coutinho chegou a dizer que a seleção era a \"campeã moral\".
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Alerta para os perigos da exposição e conteúdos não confiáveis na Internet.
O suicídio de duas adolescentes depois do vazamento de imagens íntimas acordou o Brasil para os perigos da exposição nas redes sociais. Fonte: Revista Época nº 809 de 25/11/2013.
TJ-SP condena usuárias do Facebook por compartilhar e curtir status ofensivos
Mulheres compartilharam e curtiram uma informação, não comprovada, de negligência no tratamento de uma cadela. Fonte: site Terra •
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
A nossa Escola faz a diferença.
Todos unidos em
prol do Hospital do Câncer de Barretos, seja na arrecadação dos lacres das
latinhas ou nas moedas para o cofrinho.
É um pequeno gesto que vale muito.
Que em 2014 possamos arrecadar ainda mais...
Valeu!!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Biblioteca Digital Mundial da UNESCO
A UNESCO, órgão da ONU voltado para a Educação, a Ciência e a Cultura, disponibiliza gratuitamente um vasto acervo para download. Confira!
Aproveitem: http://www.wdl.org/pt/
terça-feira, 5 de novembro de 2013
CONCURSO DE REDAÇÃO 2013 VENCEDORES S. J. RIO PRETO CATEGORIA 3 - 6º e 7º ANOS NARRATIVA DE AVENTURA

2º LUGAR
REDAÇÃO
Título: Uma jogada sinistra
Escola: EE JOSÉ CÂNDIDO
Cidade: Araçatuba
Aluno(a): Juliana Maria Sales Delgado - 6º Ano
Professor(a): Ana Luisa Ayres Pinheiro
Diretor(a): Neide Alves Soto Boni
Uma jogada sinistra
Três amigos
inseparáveis: Du, Edu e Dudu; fanáticos por futebol estavam à
procura de um local
para jogarem bola. Encontraram diversos lugares, mas eram particulares e os
garotos não podiam pagar.
Resolveram então
aventurarem-se e seguir a sugestão de Dudu para jogarem no cemitério.
Pegaram a bola, os
dois gols e foram ao cemitério João Gibão, na Rua Leco
Peteco. Chegaram lá às
18h10min, após o expediente dos funcionários.
Edu cansou-se e se
sentou sobre uma pedra. De repente um clarão se faz e o
chão se abre.
Avistaram um jogo diferenciado: Os participantes eram esqueletos
humanos...
No início os meninos
acharam sinistro e Du disse:
— Meu Deus! São
esqueletos! Estão jogando bola!
O amor pelo futebol
falou mais alto e eles também se uniram aos jogadores
“diferenciados” e
resolveram aproveitar o momento.
Já era quase 20 horas;
eles finalizaram a partida e despediram-se dos novos
colegas. Pularam o
muro e avistaram o coveiro. Perguntaram-lhe quem habitava o
cemitério e ele
respondeu:
— Grande parte são
jogadores de futebol. Há craques que arrasaram nos anos 70
e vou contar um
segredo rapaziada: Todas as noites eu escuto partidas de futebol aqui.
Os garotos
entreolharam-se e correram para suas casas.
Edu chegou em casa e a
mãe lhe perguntou:
— Filho, onde esteve
até agora?
— Estava jogando bola
com os craques dos anos 70.
— Ãh? Como assim?
— É uma longa história...
— É uma longa história...
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Matheus Hideki Shimoura Lima outro super amigo da Sala de Leitura
A Sala de Leitura agradece ao aluno do 7º ano C - MATHEUS HIDEKI SHIMOURA LIMA - pela doação do livro A Turma do Pererê: Coisas do Coração.
Valeu Matheus!!!!!!!!!
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
31/10/2013 - 111 anos de Carlos Drummond de Andrade
Para saber mais, visite os sites: www.carlosdrummond.com.br/ ou
http://www.revistabula.com/391-os-dez-melhores-poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/
http://www.revistabula.com/391-os-dez-melhores-poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Maria Gascho Barbosa Reis a super amiga da Sala de Leitura.
A Sala de Leitura agradece a aluna do 7º ano A - MARIA GASCHO
BARBOSA REIS - pela doação da coleção de livros:
Poderosa Vol. 1 ao 5.
Valeu
Maria!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Blog da Julienne do 7º ano A.
O blog sobre leitura da Julienne é muito bom. Vale a pena conhecer a sua visão sobre leitura, suas dicas de livros, suas resenhas e seus comentários. Não deixem de visitar.
http://um-pouco-sobre-nada.webnode.com/
http://um-pouco-sobre-nada.webnode.com/
quinta-feira, 23 de maio de 2013
terça-feira, 30 de outubro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Filipe ex aluno da nossa escola e atualmente no 3º ano de Bacharelado em Ciências de Computação na USP/São Carlos.
Olha só quem nos fez uma visita no dia 05/09/2.013.
Olá a todos,
Meu nome é Filipe e estudei no
José Cândido de 2003 até 2006.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer à Silvana pelo convite para
compartilhar o quão importante foi para mim a biblioteca da escola.
Desde muito pequeno fui fascinado por histórias, fossem elas contadas em
livros, filmes ou até mesmo num jogo de videogame.
Antes de entrar no José Cândido, apesar de eu ter lido vários livros, a
maioria deles eram aqueles que a professora de Língua Portuguesa nos fazia ler.
Quando mudei de escola, me deparei com uma realidade muito diferente das
outras escolas que eu tinha passado: havia lá uma biblioteca com uma infinidade
de livros, inclusive livros recém-lançados. Parece besteira, mas acredito
que ainda haja muito lugares que os alunos não tem acesso a algo tão primordial.
A partir daí, tudo colaborou para me incentivar ainda mais a ler todos
os livros que eu pudesse.
Eu adorava quando eu terminava todos os exercícios da aula de Língua
Portuguesa nos dias que a biblioteca estava aberta, assim eu podia ir lá ver os
livros novos que tinham chegado antes de bater o sinal pra próxima aula.
A Silvana sempre nos motivou bastante, contando das novidades, dando
sugestões e até conhecendo o gosto de cada um dos alunos para sempre indicar o
livro certo.
Havia dias que eu pegava um livro logo no começo da manhã e antes de
voltar pra casa, na hora do almoço, pegava outro, pois já tinha terminado o
primeiro.
Lembro de vários de livros que li na escola: todos os livros do Harry Potter, uma
coleção que havia uma infinidade de volumes chamada Deltora Quest, a coleção inteira do Capitão Cueca, diversos livros do André Vianco,
entre muitos outros. Fora todos os que comprei depois disso.
Sempre adorei livros que envolvessem ficção científica, eras medievais,
heróis e poderes mágicos, mas foi graças à biblioteca da escola que tive
contato com outros gêneros que me cativaram bastante.
Um romance que li, indicado pela Silvana, e que não me esqueço até hoje
foi A Tulipa Negra.
Este foi definitivamente o momento em que eu passei a experimentar todos os
tipos de livros que eu pudesse.
Eu posso dizer que os livros me trouxeram e trazem ainda muitas coisas
boas na minha vida. Imaginem chegar na época dos vestibulares e não precisar
se preocupar em procurar os resumos dos livros na internet porque você já leu
todos eles? Ou, um caso mais recente na minha vida, não se assustar
quando tiver que ler um artigo científico de mais de cem páginas, conseguem
imaginar?!
Se tenho algo a sugerir, é que
leiam. Nem que seja pouco, nem que comecem com quadrinhos, mas leiam. Não
economizem experiências, provem de tudo um pouco e jamais digam que não gostam
de algo sem experimentar. Se você não gosta de ler, provavelmente não encontrou
o livro certo pra você. Por isso não deixe de procurá-lo.
Tenho certeza que ninguém se arrependerá de conhecer tantos novos mundos
e histórias, e que, hora ou outra, isso fará toda a diferença nas suas vidas,
assim como fez na minha.
Eu tentei passar um pouquinho de tudo que passei, apesar de que daria
pra escrever muito mais do que isso.
Novamente obrigado por tudo,
Filipe Alves Neto
Student of Bachelor of Computer Science '14 - ICMC-USP
Student of Bachelor of Computer Science '14 - ICMC-USP
3º ano de Bacharelado em Ciências de Computação na USP/São
Carlos.
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Add caption |
quarta-feira, 16 de maio de 2012
O Blog Sala de Leitura Está com Novo Endereço
Agora você pode acessar também pelo novo endereço: http://saladeleitura.net.ms/
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Semente Leitora
Se você leu um livro e se apaixonou, indique para um amigo e plante a semente leitora.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Os livros mais emprestados da Sala de Leitura:
Diário de um Banana Vol. 1 ao 6 - Aventura.
Saga "Percy Jackson" - Aventura.
Poderosa vol. 1 ao 5- Diário, romance e aventura.
Fala Sério: Professor, Amiga e Mãe. - Thalita Rebouças
Anna e o Beijo Francês - Romance
A Culpa é das Estrelas - Romance
Romances do Nicholas Sparks
Soul Love - Romance
Fala Sério: Professor, Amiga e Mãe. - Thalita Rebouças
Anna e o Beijo Francês - Romance
A Culpa é das Estrelas - Romance
Romances do Nicholas Sparks
Soul Love - Romance
Saga "Crepúsculo" - Romance.
Saga "Os Sete" - Suspense (Vampiros).
Saga "Harry Potter" - Aventura.
Saga "Deltora Quest" - Aventura.
Capitão Cueca - Aventura. - História em quadrinhos.
MSP (Maurício de Souza Produções) 50 anos -
Histórias em Quadrinhos.
Histórias em Quadrinhos em Geral.
Mangás.
Histórias em Quadrinhos.
Histórias em Quadrinhos em Geral.
Mangás.
quarta-feira, 2 de maio de 2012
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Bill Gates
Assinar:
Postagens (Atom)






























